Curiosidades


Curiosidade #9

Tem estado frio e o uso dos aquecedores em casa disparou nestes últimos dias.
É necessário ter em mente este dado alarmante - METADE da energia usada nos lares e em edifícios comerciais destina-se ao aquecimento e refrigeração!
Não se esqueça que há maneiras "verdes" de manter a temperatura dentro de casa!


Curiosidade #8

A agricultura convencional usa fertilizantes com base em combustíveis fósseis, o que leva à emissão de níveis significativos de gases de estufa na manufactura e na aplicação. Em contraste, os solos orgânicos absorvem e armazenam até 30% mais CO2 do que os solos de quintas convencionais. Se todo o milho e sementes de soja fossem cultivados organicamente, evitar-se-ia, anualmente, a emissão para a atmosfera de 250 mil milhões de Kg de CO2.


Fonte: YARROW, Joanna - Como reduzir a sua pegada de carbono. 1ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2008.


Curiosidade #7

Se toda a gente que vai regularmente para o emprego no seu próprio automóvel levasse alguém consigo, apenas uma vez por semana, o volume de trânsito desceria 12%-15%.
Agora, imagine levar alguém todos os dias, veja o decréscimo de fluxo de automóveis que iria ser sentido, bem como a redução a emissão de CO2 e GEE.
Pense nisto e combine com os seus colegas uma hora para ir buscá-los. Se no seu emprego não há ninguém que viva no caminho para o trabalho, veja neste site pode ser que haja. Aqui poderá encontrar também companhia para viagens de longo curso. Nada melhor do que não viajar sozinho, dividir os custos da viagem e ainda ajudar o Ambiente.


Curiosidade #6


Fonte: Jornal Metro (13-1-2012)



Curiosidade #5

Sabia que três quilogramas de restos de comida dão origem a 1Kg de fertilizante de boa qualidade e produzem electricidade suficiente para manter 1 lâmpada de 60W acesa durante 10 horas?



Curiosidade #4

Se todos os automobilistas praticassem uma eco-condução, Portugal teria uma poupança superior a 800 milhões de euros em combustíveis e seriam evitadas as emissões de mais de 1.700.000 toneladas de CO2.


Fonte: Eco-Condução Portugal



Curiosidade #3


Sabia que uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores?



Curiosidade #2


A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto que a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.



Curiosidade #1


Sabia que ao reciclar 25 garrafas de plástico obtém-se poliéster suficiente para produzir uma camisola?

Com este dado desfaz-se o mito de que a reciclagem resulta apenas em artigos pouco comuns, ou então muito caros ou raramente utilizados. Reciclar significa poupar matérias-primas, muito destas não renováveis, visto que na maioria dos casos exige menor consumo energético do que a extracção e transformação de novos materiais.