quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Publicidade enganosa - Aqua tube


"Na promoção ao novo papel higiénico, a Colhogar convida a deitar o tubo na sanita. A marca promete conforto e respeito pelo ambiente, mas os argumentos não convencem.
A Colhogar lançou recentemente o seu novo papel higiénico Aqua Tube, um tubo de papel totalmente biodegradável e descarregável. A marca alega que “oferece aos consumidores o conforto e comodidade durante as suas idas à casa de banho”. Esta marca vê ainda o Aqua Tube como “o futuro dos papéis higiénicos nos próximos anos”.
A novidade resume-se a uma falsa questão de conforto e ambiente. O Aqua Tube permite ao consumidor “descarregar” o tubo vazio na sanita, em vez de o depositar no ecoponto para reciclagem do papel. O tubo dissolve-se de imediato em contacto com a água. A marca garante que este papel é o resultado de 5 anos de pesquisa e “ajuda a manter a casa de banho limpa e arrumada. Graças ao Aqua Tube, os rolos no chão desaparecerão”.
Na prática, não custa nada “chutar” o tubo para o contentor da reciclagem do papel/cartão. O argumento da arrumação é pouco convincente.

Tubo tem mais valor reutilizado

O Aqua Tube é fabricado a partir de materiais renováveis e biodegradáveis: 100% de polpa de madeira oriunda de fornecedores certificados por cultivo sustentável. Mas já que a marca se preocupa tanto em garantir a origem sustentável da polpa de papel, seria bem mais adequado o fabrico do rolo a partir de materiais reciclados. Todos os anos são produzidas cerca de 700 milhares de toneladas de resíduos de papel, algumas das quais podem ser usadas neste fabrico.


A marca convida o consumidor a deitar o tubo na sanita, desaproveitando-se assim um material que poderia ser reciclado. Desiluda-se: esta opção não é mais ecológica.

A sustentabilidade passa pela reutilização ou reciclagem do material. Neste caso, ao convidar o consumidor a deitar o tubo na sanita, a Colhogar elimina estas hipóteses de valorização.

Prefira rolos de papel higiénico compactos

A melhor opção são rolos compactos, com mais papel no mesmo espaço, que durarão mais tempo do que os rolos tradicionais. Escolha versões que exibam o rótulo ecológico europeu ou, se não houver disponível, as produzidas em celulose reciclada ou a partir de madeira de cultivos sustentáveis.

Em casa guarde os rolos junto dos outros materiais em papel ou cartão e visite o contentor azul mais perto de si.
Cada rolo Colhogar Dermia custa de 25 a 35 cêntimos. Nos supermercados encontra facilmente produtos de marca própria entre 12 e 17 cêntimos por rolo, duas vezes mais baratos.
Para promover este novo papel higiénico, a Colhogar promete conforto e respeito pelo ambiente, argumentos que não convencem."

Sem comentários:

Enviar um comentário