sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Energia Solar Térmica: Perguntas frequentes



Quais as condições necessárias para poder instalar um sistema solar para a produção de Água Quente Sanitária (AQS) num prédio/moradia?
Necessita de ter uma área na cobertura (telhado) sem sombreamento e virada a Sul de cerca de 2 ou 4 m2 dependendo do número de pessoas que habitam a casa (até 3 pessoas são 2 m2, mais de 3 pessoas e menos de 5 são 4 m2) e também ter a possibilidade de passar dois tubos entre a sua casa e o telhado para que sejam feitas as ligações hidráulicas (água quente e fria) e também a ligação eléctrica para o apoio.

Que sistemas solares térmicos existem?
Existem dois tipos de sistemas, o kit solar e o sistema solar. No kit solar (sistema em termo sifão), o colector solar tem acoplado a si o depósito, bastando apenas fazer a ligação da água fria ao colector e depois do depósito à rede de água quente e uma ligação eléctrica para o apoio. No sistema clássico (sistema de circulação forçada) apenas o colector fica colocado na cobertura, sendo depois necessário um local na casa onde se possa colocar o depósito e são necessárias as ligações de água fria ao colector, do colector ao depósito e depois do depósito à rede de água quente da casa.

Quanto custa um sistema solar?
Um sistema de Kit solar custa entre 2000 e 3000€ (2 ou 4 m2) mais o custo das ligações hidráulicas e não de mão-de-obra. Para obter uma estimativa de custos mais correcta e adaptada à sua situação não hesite em contactar os instaladores certificados e solicitar um orçamento.

Como funciona um sistema solar?
A energia do Sol é captada e posteriormente transmitida ao depósito do líquido térmico (água + glicol) que circula no interior do colector. A transmissão dá-se através de uma serpentina ou de um permutador de calor.

Quanto poupo com um sistema solar?
Um sistema bem dimensionado poderá poupar cerca de 70% da energia necessária.

Se instalar um sistema solar, continuo a precisar de gás e electricidade?
Sim, o sistema existente passa a funcionar como apoio ao sistema solar. Assim, a energia que o sistema solar não conseguir obter, será dada pelo sistema de apoio, representando em termos médios cerca de 30% do total.

No Inverno ou em dias sem Sol os colectores funcionam?
Mesmo no Inverno existem muitos dias de Sol. Em média, nessa altura do ano os sistemas solares fornecem cerca de 50% da energia necessária, para obter a restante energia será utilizado o sistema de apoio.

Quantos anos dura um sistema solar?
Um sistema solar dura cerca de 12 a 15 anos, desde que seja feita a sua manutenção correcta e periódica.

Os colectores solares têm garantia?
Sim, os colectores solares certificados têm 6 anos de garantia.

Qual o tempo de retorno do investimento num sistema solar?
O tempo de retorno para o investimento varia entre os 4 e os 7 anos, mas com os incentivos fiscais existentes esse tempo de retorno poderá ser reduzido para metade.

Posso utilizar um sistema solar térmico para o aquecimento central da minha casa?
Tecnicamente é possível, mas em termos económicos não é uma boa opção.

Quais os instaladores certificados?
Para conhecer os instaladores certificados visite o seguinte link.


Fonte: AMES

2 comentários:

  1. Muiito bom . Estou estudando esse assunto através do seu site ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, esperamos que o post lhe seja realmente útil.
      O blog encontra-se "offline" devido a compromissos profissionais dos membros da equipa, mas aconselhamo-lo a visitar os restantes artigos.

      Cumprimentos,
      B. 3ª Mafalda Ferreira
      (Responsável pelo EcoQuartel)

      Eliminar