sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Europa: Emissões de CO2 da aviação sujeitas a imposto

Após uma queixa de companhias aéreas da América do Norte, o Tribunal Europeu de Justiça validou a taxa de emissões de CO2 a aplicar à aviação.
A União Europeia vai aplicar uma taxa sobre as emissões de carbono a todas as companhias áreas cujos voos partam ou tenham como destino a Europa. Esta medida será aplicada a partir do dia 1 de janeiro de 2012.
Esta taxa pretende que as companhias áreas também contribuam para a luta contra as alterações climáticas, o que já acontece com as indústrias.
Em última instância quem irá pagar serão os consumidores. A comissária europeia para o Ambiente, Connie Hedegaard, aconselha as companhias aéreas a aumentar o preço das viagens.
Esta decisão é do Tribunal Europeu de Justiça que responde a uma queixa apresentada pelas companhias norte-americanas que acusam a União Europeia de estar a infringir acordos internacionais.
A secretária de estado norte-americana, Hilary Clinton, enviou para Bruxelas uma carta onde insiste que as autoridades europeias devem renunciar à taxa ou a adiar a sua aplicação, sob pena de terem “medidas apropriadas”.
Ao contrário de outros setores que ao longo dos últimos anos têm vindo a poluir menos, as emissões de CO2 da aviação duplicaram desde 1990 e poderão triplicar em 2020.
(Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Sem comentários:

Enviar um comentário