segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Energia: Desenvolvida tinta inovadora que gera eletricidade a partir da luz solar

A inovadora tinta, que é composta por nanopartículas de dióxido de titânio revestidas por selenioreto ou sulfureto de cádmio suspensas numa solução de água e álcool, gera energia elétrica ao ser espalhada sobre um material condutor transparente exposto à luz do sol, e pretende ser uma alternativa às convencionais células solares de silicone.
Uma equipa de cientistas americanos apresentou na revista ACS Nano uma inovadora tinta solar, que pretende ser uma alternativa às convencionais células solares de silicone.
Esta tinta especial é composta por nanopartículas de dióxido de titânio revestidas por selenioreto ou sulfureto de cádmio suspensas numa solução de água e álcool que, ao ser aplicada sobre um material condutor transparente gera eletricidade quando exposta à luz solar.
Na prática, o sulfureto e o selenioreto de cádmio absorvem fotões da luz solar causando a libertação de eletrões que são depois captados pelo dióxido de titânio.
A tinta, que foi denominada “Sun-Believable” ainda está em processo de desenvolvimento, apresentando ainda uma eficiência na conversão de luz para energia muito baixa, na ordem de 1%, muito inferior aos 10-15% das células solares de silicone, mas tem um grande potencial porque pode ser produzida de uma forma económica e em grandes quantidades, explica Prashant Kamat, um dos autores do "invento".
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Fonte: Naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário