quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EcoQuartel

Para além do socorro prestado à população nas mais diversas áreas, é também a área do Ambiente da preocupação dos membros da Corporação de Bombeiros de Algueirão - Mem Martins.
Para além da enorme quantidade de água gasta no combate a incêndios, estes são responsáveis por elevadas taxas de emissão de GEE (gases efeitos de estufa):

"(...) os incêndios catastróficos têm igualmente um forte e devastador impacto nos solos, na água e na biodiversidade do Planeta, ao induzirem emissões de CO2 e outros Gases de Efeito Estufa (GEE), como CO (Monóxido de Carbono), CH4 (Metano) e N2O (Óxido Nitroso). Em Portugal, essas emissões totais (de CO2 e outros GEE) variaram, entre 1990 e 1999, entre 1339x10e 7149 x109 Gg CO2 (gramas equivalentes de CO2)" Silva, 2003.
"Estes valores indicam que as emissões totais causadas por incêndios catastróficos em Portugal contribuíram para um incremento em mais de 9 % das emissões totais do país, anulando assim o papel de retenção de carbono das florestas portuguesas, considerado no Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC).” Silva, 2009.

Mas a nossa acção não pode, nem deve, restringir-se ao combate a incêndios e é nesse âmbito que surge o EcoQuartel, um projecto com início em 2007, ano em que foram desenvolvidas diversas iniciativas de sensibilização do Quadro Activo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Algueirão - Mem Martins mas sem grande continuidade e sucesso. Em 2011, como desafio do Comando à recruta, o projecto foi de novo abraçado sofrendo alguns desenvolvimentos dando agora, em início de um novo ano, frutos que esperamos decisivos para a implementação de uma acção coesa e determinante para a transformação do nosso quartel num EcoQuartel.
Como acções prioritárias, o projecto tem os seguintes objectivos:
-Promover a separação selectiva de resíduos;
-Redução dos gastos de electricidade, água e gás;
-Sensibilização de todos os elementos dos diversos Quadros do Corpo de Bombeiros, funcionários e dirigentes da Associação.
Para que este projecto possa ser também uma partilha de conhecimento e preocupações da nossa comunidade, será também acompanhado de um blog onde se poderão discutir ideias, esclarecer dúvidas e mitos e promover iniciativas de carácter ambiental. Contamos ainda com todas as sugestões e ajudas para que este seja um projecto bem sucedido devido à sua importância e urgência.

Sem comentários:

Enviar um comentário